Análise: Banished


header[1]Os fãs de SimCity se sentiram traídos e também irados com o descaso da EA no lançamento do SimCity 5. Bem dizer, a maioria sequer conseguia jogar, e uma série de problemas de design do jogo frustraram os gamers.

Fazer essa comparação acaba sendo inevitável, entretanto pense que o Banished esteja numa categoria diferente e a parte do Sim City. Banished traz um renovo pra categoria de games de construção, com uma nova sistemática que é implacável com o jogador e se torna um dos games mais desafiadores.

Banished é um jogo independente, desenvolvido por uma única pessoa ao longo de 3 anos.

Gameplay

No princípio do jogo você já tem todas as construções a sua disposição, não existe dinheiro no jogo, apenas recursos que você pode usar para fazer escambo com mercadores do exterior, e essa é a única forma de contato com o “mundo externo” no jogo, pelos mercadores que visitam sua vila de tempos em tempos.

O gameplay se resume aos demais jogos de construção, para construir algo você precisa de recursos, que podem ser extraídos da natureza. Você precisa construir casas para as pessoas, blacksmiths para fabricarem as ferramentas para a população trabalhar, roupas para que usem durante o inverno, produzir comida e planejar a distribuição desses recursos.

s09O jogo possui um sistema de clima que afeta o seu desempenho no jogo, o frio traz consigo, o frio. Nessa época as pessoas precisam se agasalhar, se não possuírem agasalhos apropriados elas vão ir para suas casas se aquecer, nas suas casas elas precisam de lenha, que deve ser coletada nas florestas como madeira e depois cortadas por um lenhador para que se tornem lenha e assim possa ser usada para aquecer as casas.

x02Ou seja, existe um ciclo dentro do jogo que faz com que uma coisa seja dependente da outra, se as pessoas não tem comida, elas trabalham menos o que por consequência diminui a produção de todos os recursos, afetando outras áreas, podendo gerar fome, frio, falta de ferramentas e impactando a saúde e bem estar geral da sua vila.

Quando isso acontece prepare-se para mitigar os efeitos, passado desse ponto é certo que muita gente na sua vila vai morrer, o jogo é implacável nesse ponto, faça o possível pra reestabilizar os processos da sua vila. Isso mesmo, o jogo te pune por você não conseguir manter os processos da sua vila funcionando. Como tudo é uma cadeia interligada, qualquer problema vai ter impactos em outras áreas.

foto_banished_fome
Algo me diz que essa quantidade de cruzes é mau sinal

Por exemplo, se você não produzir roupas suficientes pra sua população, eles vão ficar menos tempo expostos no clima frio e vão passar mais tempo em casa, isso diminui a produção de recursos. Os alimentos podem ser captados de diversas formas, um dele, e o mais eficiente por espaço utilizado, é a agricultura, mas assim como na vida real, existe o período de plantar e colher, geralmente os campos são semeados no verão e a colheita acontece antes do inverno, isto é, no inverno sua produção de comida diminuirá de maneira acentuada.

Se você jogar no modo HARD, poderão haver desastres na sua vila, o que torna tudo mais interessante. Poderá haver uma epidemia de doenças na sua população, o inverno poderá ser mais rigoroso que o normal e afetar sua produção de comida, podem vir tornados, ocorrer incêndios, as fazendas com animais poderão ser contaminadas com pragas, o solo pode se desgastar, para nomear apenas alguns dos problemas.

O jogo é implacável, ele não tem “fim”, você joga enquanto aguentar, mas o game propicia um bom desafio. Ele pode ser muito divertido e será muito estressante em algum ponto, pra manter a paz na sua vila o segredo é expandir de forma lenta e gradual, garantindo que há recursos suficientes pra isso.

Gráficos

Na parte gráfica o jogo faz o básico, sombras, reflexão na água e é mais ou menos por aí que fica. Os gráficos não são o ponto forte do jogo, mas não é algo que atrapalhe, a maioria dos jogadores talvez passe a maior parte do tempo com a visão ampliada, sequer percebendo detalhes em razão da distância da câmera. O jogo não é feio mas os gráficos são defasados.

Conclusão

Para aqueles que gostam desse estilo de jogo, minha recomendação é que dêem uma chance pro game, é divertido, é bom. Entretanto o jogo pode enjoar rapidamente, pois acaba ficando repetitivo e limitado, mas pra sanar isso, o produtor e único desenvolvedor do jogo disse que existem ferramentas de mod planejadas pro game, o que deve dar um novo gás na jogatina.

Veredito: Não se deixe enganar pelos olhos, debaixo do capô do game roda um sistema de simulação inteligente e complexo, basta ver como todas as coisas do jogo são conectadas. O game proporciona um prazeroso desafio para os amantes de jogos de construção.

Website oficial do jogo
http://www.shiningrocksoftware.com/game/

Onde o jogo pode ser adquirido
http://www.shiningrocksoftware.com/buy/

Anúncios